Antígeno Prostático Específico (PSA)
O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer de próstata.
O PSA também pode ser útil após o diagnóstico do câncer de próstata:
- Em homens diagnosticados com câncer de próstata, o PSA pode ser usado em conjunto com os achados do exame físico e do estadiamento da doença para decidir se são necessários outros exames, como tomografia computadorizada ou cintilografia óssea.
- O PSA é parte do estadiamento e ajuda a determinar se a doença ainda está confinada à próstata. Se o nível do PSA é muito alto, a doença provavelmente está disseminada, o que ajudará na escolha das melhores opções terapêuticas para o paciente. .
- O PSA também é uma parte importante do monitoramento do câncer de próstata durante e após o tratamento.
Se o nível do PSA for alto, o homem precisará fazer outros exames para verificar a possibilidade de estar com câncer de próstata.
Prazo: 3 - 5 dias
Orientações: O homem que for realizar o exame deve fazer jejum de pelo menos quatro horas, não ejacular por 48 horas antes da coleta e não deve realizar exercícios que causem impacto no períneo.